Os indicadores de Altas Habilidades e Superdotação podem ser identificados quando o indivíduo apresenta um comportamento intelectual superior ou mecanismos de aprendizagem e solução de problemas diferentes do que as outras pessoas costumam apresentar.
Por isso, o Questionário de Identificação dos Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (QIIAHSD) é a escala mais indicada para avaliar esse perfil cognitivo em adultos. Pode ser aplicado em grupo, mas as respostas são individuais e objetivas. O avaliado deve escolher uma entre as cinco opções para responder, considerando sempre sua maior área de interesse ou destaque – e não o seu desempenho acadêmico ou laboral. Ou seja, é uma análise qualitativa, não há um gabarito.
O questionário é composto por 70 perguntas e é dividido em 6 blocos e, durante a avaliação, o profissional deve considerar os comportamentos mais duradouros, sua intensidade e a frequência da ocorrência. É organizado desta forma:
- Questões 1 a 4: Identificação e contexto socioeconômico;
- Questões 5 a 22: Características gerais de AH/SD;
- Questões 23 a 34: Habilidades;
- Questões 35 a 49: Criatividade;
- Questões 50 a 62: Comprometimento com a tarefa;
- Questões 63 a 67: Liderança;
- Questões 68 a 70: Habilidades artísticas e/ou esportivas.
Um dos grandes desafios para o profissional que está avaliando é reconhecer e distinguir elementos que possam camuflar ou tornar indicadores invisíveis… Podem ser fatores individuais, familiares, sociais ou educacionais que influenciem as respostas. Por isso, a 2ª fonte pode ser muito relevante para confirmar as informações obtidas. Neste caso, se torna muito útil aplicar o questionário complementar (o QIIAHSD-Adulto-2ª fonte) a algum familiar ou amigo que conviva com o avaliado de forma próxima por pelo menos dois anos. As cinco primeiras perguntas são sobre a percepção da pessoa sobre o avaliado e as demais são idênticas ao primeiro questionário, para fins comparativos. O objetivo é reduzir possíveis subavaliações dentro da área observada.