Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação Neuropsicológica combina neurologia e psicologia para investigar funções neurocognitivas, emocionais e comportamentais do paciente, como atenção, memória, capacidade intelectual, linguagem, emoções e personalidade.
O exame pode ter diferentes objetivos e inclui anamnese clínica, testes psicológicos, escalas de autorrelato, observação e escuta clínica. A duração varia de acordo com a complexidade, geralmente consistindo em cerca de 6 sessões online.
No final, é fornecido um relatório neuropsicológico ou laudo psicológico com os resultados do exame. Esses resultados podem indicar diagnósticos e encaminhamentos para especialistas, se necessário.
Quando ela é indicada?
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária em casos que indiquem comprometimento do funcionamento neurocognitivo, como déficits de atenção, perda de memória, dificuldade de aprendizagem, entre outros.
A avaliação neuropsicológica também é útil para realizar diagnóstico diferencial de transtornos psiquiátricos e do neurodesenvolvimento. É comum que médicos neurologistas e psiquiatras solicitem este exame antes de formalizar um diagnóstico e planejar a rota terapêutica.
Exames psicológicos que realizo no consultório:
- Avaliação psicodiagnóstica;
- Avaliação psicológica para gastroplastia (bariátrica);
- Avaliação psicológica para procedimentos de esterilização voluntária;
- Avaliação psicológica na cirurgia de afirmação de gênero;
- Avaliação neuropsicológica do adulto e idoso;
- Avaliação neuropsicológica para rastreio de TEA, TDAH, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e outras neurodivergências.
A avaliação neuropsicológica para rastreio de sinais e sintomas de TEA compreende em média 6 sessões de avaliação, incluindo:
Entrevista clínica de anamnese com o paciente;
Entrevista com um familiar ou amigo do paciente;
Aplicação de testes psicológicos para avaliação neurocognitiva e da personalidade;
Aplicação de escalas de rastreio de sinais e sintomas de TEA, TDAH, Transtornos do Humor, Transtornos da Personalidade e outras comorbidades;
Devolutiva com o paciente.